Fruta de Outono
O dióspiro é uma das frutas que a estação do outono nos traz, e pode ser encontrado entre os meses de outubro e dezembro.
É rico em vitamina A e minerais como o potássio.
Possui elevada quantidade de flavonoides, carotenoides e taninos, o que lhe confere um grande potencial antioxidante, relacionado com a proteção das células e diminuição do risco de doença cardiovascular.
Tem um grande teor de fibras solúveis, como mucilagens e pectinas, que favorecem a regulação do funcionamento intestinal e da glicemia, promovem a saciedade e diminuem os níveis de colesterol total e de colesterol-LDL. 

O dióspiro oferece 65kcal por 100g, sendo que a sua composição é essencialmente água (82,6g), hidratos de carbono (14,8g), vitaminas e minerais. 100g deste fruto possui 3,6g de fibra, aproximadamente 9,5% da dose diária recomendada deste nutriente.
Uma porção deste fruto corresponde a cerca de metade de um dióspiro (aproximadamente 80g – peso em bruto). 

-Dióspiro amarelado 
Tem a polpa mais rija, é alaranjado/amarelado e poderá ser consumido como uma maçã, mas também em saladas, com iogurte, em sumos naturais, em gelados ou compota. Pode ainda consumido assado com um pouco de canela. 

-Dióspiro “de abrir” 
Tem a polpa mole, é avermelhado e é nutricionalmente mais rico em taninos (antioxidantes). Poderá ser cortado ao meio e consumido com uma colher.

Uma vez que o seu amadurecimento é muito rápido, não o deve colocar junto a outras frutas. Pode optar por comprar o fruto ainda duro e deixar amadurecer em casa, visto que o processo de amadurecimento é rápido e pode ainda ser acelerado se for colocado junto a outras frutas, como por exemplo a banana.

Comentários