Hoje , dia 14 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Diabetes.
Diabetes Mellitus é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou não consegue utilizar eficazmente a insulina que produz.
Ter um estilo de vida saudável têm mostrado efeitos positivos e efectivos na diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes mellitus. Para isso:
- Mantenha uma alimentação saudável
- Coma várias vezes ao dia e, de preferência, a horas regulares
- Privilegie os métodos de confeção culinária saudáveis como os grelhados, os assados com pouca gordura, e os cozidos, assim como o uso de especiarias e ervas aromáticas
- Aprenda a ler os rótulos dos alimentos
- Beba 1,5-3litros água por dia
- Mantenha um peso corporal saudável
- Pratique exercício físico regularmente
- Evite o uso de tabaco, já que este aumenta o risco de doença cardiovascular
A alimentação dos diabéticos deve ser baseada nos princípios da Roda dos Alimentos devendo ser completa, variada e equilibrada.
A estruturação do plano alimentar do diabético deve ser sempre feita juntamente com um nutricionista para que este possa ser adaptado à toma de antidiabéticos orais e insulina
Alimentos que deve privilegiar
· Alimentos ricos em fibra
Frutas, hortícolas, pão escuro, cereais integrais e leguminosas (grão de bico, feijão, etc.) uma vez que auxiliam na redução da glicemia após a refeição, na redução dos níveis plasmáticos de colesterol, no aumento da saciedade, no controle do peso e no controle da motilidade intestinal.
· Alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas
Azeite, óleo de amendoim, frutos oleaginosos ( noz, amendoim, avelã, amêndoa,...) e abacate—são responsáveis por aumentar o colesterol HDL, “ o bom colesterol” e são protectores cardiovasculares.
· Alimentos ricos em gorduras polinsaturadas
Peixe gordo (sardinha, atum, cavala, arenque, salmão) frutos oleaginosos ( noz, amendoim, avelã, amêndoa,...)
O peixe gordo é fornecedor de ácidos gordos ómega 3 que, consumidos até 2 vezes por semana, contribuem para a diminuição de risco de doença cardiovascular. Os frutos gordos fornecem ácidos gordos ómega 6, importantes para o controlo glicémico.
Comentários
Enviar um comentário