Em casa 24 horas por dia, como controlar meu apetite?
Nesta fase em que estamos 24h por dia em casa, sem horários ou rotinas e com maior ansiedade, pode ser mais difícil controlar o apetite e a chamada "fome emocional". Deixo-vos aqui algumas dicas:
Não salte refeições
Não espere pela fome para comer. Faça um pequeno lanche a meia da manhã e a meio da tarde. Por exemplo, uma porção de fruta, iogurtes ou queijos magros,1 fatia de pão integral ou tostas de centeio, gelatina light, vegetais crus (cenoura, aipo, pepino, tomate)
Ingerir alimentos ricos em fibras
As fibras estão presentes principalmente em frutas, vegetais, alimentos integrais e sementes. Elas fazem com que o estômago fique mais cheio, e prolongam a sensação de saciedade após as refeições. Ocupe pelo menos metade do prato com salada, especialmente saladas cruas e, em geral, ingira 3 frutas por dia. Pelo menos uma vez por dia, privilegie frutas cítricas, como kiwi, laranja ou 2 tangerinas, ricas em vitamina C.
No caso das sementes, pode adicionar 1 colher de chá ao iogurte ou à salada.
Beber muita água
Esta é a regra de ouro. Deve-se ingerir bastante água porque os sinais de desidratação do corpo são semelhantes aos sinais de fome. Assim, aumentar o consumo de água ajuda a evitar a sensação de fome, além de melhorar o funcionamento do corpo e a saúde da pele. Pode optar por infusões ou limonada, desde que não adicione açúcar.
Comer sempre sopa
Comece sempre a refeição com sopa de legume. Isto ajudará a reduzir o apetite, para além de hidratar e ser uma excelente fonte de vitaminas e minerais.
Nas refeições principais, encha o prato, mas com a maioria de verduras
Coma muitas verduras. Pelo menos metade do seu prato deve ser constituído por legumes, saladas, hortaliças, verduras, cruas ou cozinhadas. Ao temperar, não se esqueça de usar pouco azeite. Tente colocar , no máximo, 1 colher de sopa de chá.
Investir nas gorduras boas, mas cuidado coma quantidade
A falta de gordura aumenta a sensação de fome, no entanto, a sua ingestão em excesso contribui para ao aumento de gordura corporal. Assim, aposte em boas gorduras como a existente nos frutos oleaginosos como noz, caju,amêndoa, avelã, amendoim e castanha, pois além de darem mais energia, previnem doenças cardiovasculares e melhoram a memória. No entanto, não deixam de ser alimentos ricos em gordura, por isso tem que controlar a sua quantidade. Se não tiver num programa de restrição calórica, pode optar por um snack com 5 miolos de noz ou 7 amêndoas ou cajus ou avelãs. ´
Comer devagar e mastigar bem os alimentos
Quanto mais devagar forem ingeridos os alimentos, menos vai comer, pois o cérebro terá tempo de receber a informação de chegada de alimento.
Dormir bem
Além da alimentação, ter uma boa noite de sono é importante para a regulação do sistema nervoso e da fome
Pratique atividade física
Manter-se ativo ajuda a controlar a fome, uma vez que mantém os níveis de açúcar sanguíneos estáveis ao longo do dia, favorece o humor e diminui os níveis de ansiedade.
Comentários
Enviar um comentário